Reflexões sobre a " melhor" escola da cidade. #SQN

A escola é antiga, consequentemente o espaço físico é antiquado para os dias de hoje. Parece que o tempo não passou naquele lugar nos últimos trinta anos!
"O lúdico não é o carro chefe da escola" me disse a funcionária responsável pela educação infantil. Todo esforço e atividade tem por objeto único o desenvolvimento cognitivo. 
O material produzido pela escola é pobre visualmente. Impresso em preto e branco, nada estimulante.
As data comemorativas são "experiências internas" dos alunos, não envolvem a família. Aliás, a família só participa da festa junina, no meio do ano e da mostra de música no final do ano. 
As paredes são cinzas, o mobiliário é antigo e o quadro ainda é de giz. Não tem parquinho, não tem piscina, não tem quadra, não tem jardim, não tem verde, quiçá uma horta, biblioteca infantil ou brinquedoteca. 
O projeto pedagógico é fantástico! (?) O projeto de leitura visa treinar o aluno desde cedo a interpretação de textos e mais tarde elaboração de redação. Todos os dias, a criança tem tarefa pra casa. Que Jardim ll dos sonhos, né!...hahahaha. O maternalzinho tem banho de mangueira no pátio de cimento pintado de cinza e branco. Que delícia!!! Toda essa proposta maravilhosa de desenvolvimento cognitivo, mais a estrutura de caserna ou espartana (fiquei em dúvida) por um preço módico de R$ 1.085,00. 
Corre pela floresta, não acredito, que essa é a melhor escola de Manaus. É a que melhor prepara pra vida, digo, pro vestibular. Ah, os alunos de lá também aprendem o hino Nacional e o hino do Amazonas de cor e salteado. Até sonham com isso!... Hehehehe.
Falando sério, algumas escolas públicas tem melhor aparência. A estrutura é zero, como disse uma amiga, mas o ensino é muito bom! Estou com raiva de mim, que cogito colocar meus filhos nessa escola. Odeio essa impressão de que as crianças que estudam lá são mais capazes do que as de outras escolas que brincam, tomam banho de piscina, praticam esportes e comemoram o "dia da avó" com festa. 
As opiniões divergem, o assunto rende pano pra manga. Vai do bolso ($$$), vai dos pais, vai da criança, vai do que os pais querem pros filhos. É certo que os pais querem sempre o melhor. Acho que é pagar pra ver, colocando ou não. Só o futuro dirá. Eu particularmente tô com medo de que meus filhos desaprendam a pensar "fora da caixa". Ó, dúvida cruel. E aí?

Beijos e beijos dessa mãe que também só quer o melhor pros seus filhos.

Comentários

jefferson disse…
Elenita, daqui a alguns anos, isso vai ser que nem propaganda de cigarro. As pessoas vão se perguntar: como é que os daquele tempo aceitavam isso ?
A bem da verdade, já há atualmente muitas vozes de respeito que tecem duras críticas ao modelo adotado por esta "escola". Isso é engodo, mas muitas vezes o erro parece a coisa mais certa do mundo a se fazer. Principalmente quando todos estão fazendo. Carlos Chase.
Bianca Mar disse…
Adorei a reflexão. Serviu para eu reforçar a minha concepção sobre a "escola" e sobre seu "método". Minhas filhas não terão o "prazer" desse cinza... Mas respeito muuuuito se a sua decisão for essa :)
Beijos.

Postagens mais visitadas