Procurando morada no Porto (Pt)?


Antes de sair do Brasil:

Entre em grupos de interesse no facebook, tipo, da cidade que você vem morar, da faculdade ou curso que você vem cursar, da freguesia ou da igreja, por exemplo.
Interaja e pergunte nos grupos! Não sem antes dar uma olhada geral e ver se o que você está perguntando já não foi respondido repetidas vezes. 

Muitas vezes, só lendo os comentários nos grupos, encontrei resposta pro que estava querendo saber. E quando interagi, percebi que muita gente também estava querendo saber ou mesmo tinha algum comentário sobre o assunto. É bem legal!
Foi também num grupo de facebook que atentei para alguns detalhes na hora de arrendar uma morada. Tipo:

Quem mora vizinho de igrejas ouve os sinos de hora em hora, e quando da missa fúnebre o sino toca alguns longos minutos vigorosamente. Se você tem bebê ou se encomoda com barulhos de sinos é bom atentar.

Alguém deu a dica de visitar o imóvel em questão à noite, quando os barulhos aparecem (rangidos, vizinhos barulhentos, latidos, fumaça de cigarro).

Quem mora no rés de chão, ouve a porta do prédio abrindo e fechando um sem números de vezes. Gente chegando e saindo, falando alto, risadas.  Se você tem bebê ou sono leve é bom atentar também. Mas tem um lado super positivo também. Geralmente quem mora no rés de chão tem uma área extra, um quintalzinho, um jardim na parte de trás, o que é muito bom pra quem tem crianças.

Casas antigas geminadas não tem tratamento no piso. Outro dia, meu marido presenciou a conversa exaltada de duas vizinhas. A moradora de baixo queixava-se do barulho da moradora de cima.

Morar muito próximo ao trilho do trem. O trem de carga, por exemplo, viaja de madrugada também. Aí, você imagina o barulho no silencio da noite.

Por vezes, o apartamento está para arrendamento  mas a garagem não.

Visite o apartamento mas não esqueça de dar uma volta pelo entorno. Observe se tem comércio (farmácia, talho, mercearia, pastelaria, etc), transporte a porta, escola para as crianças, parque infantil, praça.

O apartamento mais feio (velho e mau cuidado) que visitamos foi na Boa Vista. Logo na Boa Vista! O mais bonito foi em Leça da Palmeira, mas era muito distante de tudo (escola, supermercado, transporte) pra nós que não teríamos carro.

Hoje, moramos num T3, em Pedrouços que não é lá a melhor freguesia da Maia. Mas o prédio é relativamente novo, bem cuidado e bem situado. Pela proximidade ao Hospital São João o barulho de sirene das ambulâncias é constante mas já acostumamos. Sentirei saudade daqui.


beijos e beijos.
Elene Lima.





  

Comentários

Postagens mais visitadas