Post da Fah!!!

Sobre Beleza
Hoje eu vou falar sobre beleza. A foto q eu publiquei no último post levou alguém a me chamar de "feia de dar dó", o q originou esta reflexão (e tb me levou a tirar a foto que estava no post, se vcs notaram).
Primeiro, a cada um é dado o direito de pensar o que quiser. Até q eu sou feia, hehehe. A constituição americana defende isto com unhas e dentes - o direito da livre expressão. É bobagem tentar se defender da opinião alheia. A gente mesmo pensa muita coisa ruim sobre outras pessoas, e no fundo, é muito difícil que alguém mude a nossa opinião sobre outrem.
A questão, então, são os critérios por detrás da nossa opinião. Você pode não perceber, mas quando emite uma opinião sobre alguém, o faz baseado em certos padrões, é até inconsciente. Temos critério pra tudo, inclusive para avaliar o nível de beleza de alguém - especialmente das mulheres. Então o que é ser bonita?
Ser bonita é ser magra? É ser malhada? É ser simétrica? É ser branca? É ter o cabelo longo? Ou liso? É andar bem vestida? Ser bonita é o conjunto? E quem determina o padrão? O nariz afilado é mais bonito que o redondinho? Sim, pq se há um padrão de beleza, alguém o determinou. Quem determinou o seu? E o meu?
Em parte, o meu foi aprendido do que eu vejo na televisão, na mídia. Não tenho problema de o admitir. Acho o Rodrigo Santoro a perfeição em pessoa (ai, Messias, fica bravo não). Meu padrão de beleza também veio de algumas experiências de vida. Tenho certa dificuldade com homens negros e gordos pq tive um namorado assim q me perseguiu, foi terrível. Fiquei meio com trauma. É automático e inconsciente, mas quando me percebo julgando alguém q se encaixa na descrição, me obrigo a parar com isso. De qualquer modo, o padrão de beleza da gente sempre vem de algum lugar.
E sempre resulta em uma (re) ação da nossa parte, em uma atitude. Em geral, rejeita-se alguém por não ser bonito. Ou fica-se mais propenso a gostar de alguém que achamos belo. Não tem jeito. Ai, quantas vezes comentei com alguém a feiúria de outra pessoa!? "cara, fulano é muito feio/gordo/desleixado"...
A velha Bíblia tem algo a dizer sobre isso.
Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
A tradução correta seria beleza é o vazio do pote, porquê "vazio do pote" é a expressão no original que em português traduzimos com vaidade ou coisas vãs. Em outras palavras, beleza é bobagem. Não se choquem. Mas beleza é uma grande bobagem.
O que não me impede tentar ser mais bonita. De fato, eu gosto do que vejo no espelho a maioria dos dias. Bem que gostaria de perder uns quilos e essa bendita barriga. O cabelo hoje tá beleza, está do jeito que eu gosto, devidamente alisado e chapeado, hehehe. Mas eu me recuso a deixar que ser bonita se torne uma prioridade na minha vida. Prefiro gastar tempo aprimorando meu caráter, e o meu relacionamento com Deus. Isso sim, vai me render elogios verdadeiros. A Bíblia o promete, então é verdade.
E o Messias me acha linda, então tá bom, né?


Quem conhece a Fabrícia (Oliveira) sabe da jovem talentosa que ela é, e entre os muitos talentos que Deus lhe deu, está o da escrita. Sou fan dos posts dela ( http://fah79.zip.net/). Tive o prazer de sermos da mesma turma na faculdade e naum lembro de vê-la abrindo a boca pra dizer besteira. Amei esse texto, a idéia por trás das palavras. Eu, particularmente, admiro homens negros e sobre gordinhos...eu naum preciso nem falar, ne?! 
Fah, vc mandou bem de novo. 
Beijao! Sê feliz!!!

Comentários

Postagens mais visitadas