Sobre ler, leitura e como fazer.

Ler ou não ler para os meus filhos nunca foi minha dúvida. A importância da leitura bem como os benefícios para o desenvolvimento deles muito menos. Ser exemplo nesse aspecto tb, tem sido uma preocupação constante (Como faz, se eu só consigo ler depois que eles dormem?) Eu não estou a procura de dicas para incentivar a leitura. Na idade do (meus) meninos, a curiosidade por pegar/tocar um livro cheio de imagens coloridas é nata. Eu quero saber o "modus fazendis". Por exemplo, acabei de ler já não sei mais onde, que vc deve escolher uma hora tranquila. Não adianta exigir alguma atenção dos pequenos quando eles estão super agitados.
Deixa eu ser mais clara. Sendo mãe de gêmeos, como devo proceder a leitura? A figura romântica do filho sentadinho no colo acompanhando o virar das páginas não rola nem aqui, nem na China. Pra conseguir algum sucesso, meus filhos ficam cada um no seu respectivo berço enquanto eu leio, em voz alta, sentada na poltrona dividindo o olhar entre os dois. É isso mesmo, tem um jeito melhor de fazer?

De tudo o que li, o resumo é:

- Dedique algum tempo a observar as ilustrações, a conversar sobre os detalhes, a descrever o que acontece com o personagem principal e a citar os nomes dos outros personagens.
- Leia o texto em voz alta e incentive o seu filho a dizer algumas palavras, completar rimas ao final dos versos, depois memorizar trechos maiores, como expressões ou versos inteiros. isso ajuda a desenvolver a linguagem e assenta as bases do aprendizado.
- Elabore perguntinhas ao longo da história para desenvolver os temas abordados e reforçar competências pré-escolares, como contar ou identificar cores.
- Converse sobre o desenrolar da história. Veja se seu filhos consegue lembrar a ordem dos fatos.
- Leiam o livro juntos, faça desse momento uma hora divertida.

Texto muito bom. Recomendo a leitura.

A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança, no Brasil escola - Meu artigo.

Comentários

Amanda ama "ler" No Fundo do Mar (ou O Aniversário da Baleia, como chamamos). Ela sabe trechos inteiros, uma graça. Obrigada demais pelo presente. Livro bem legal.

A nova expressão da Amanda: "É mesmo?" com um entonação engraçadíssima e a testa franzida. Não sei com quem ela aprendeu essa.
Bjs.

Postagens mais visitadas