A saga das cadeirinhas. Um carro novo pra três cadeirinhas.

Oi, gente! O assunto de hj é velho. Velho e complicado. Mas eu adianto logo, que ele só é de interesse das corajosas ou descuidadas (rsrsrsr) que têm mais de dois filhos. Eu por exemplo!!!
A saga das cadeirinhas (dispositivos de segurança) parece que chegou ao fim pra essa que vos escreve. Glória a Deus! Vou compartilhar pra contribuir com quem passa pela mesma situação.


A saga da cadeirinha
Parte I: A cadeira certa pro carro que se tem.

Recapitulando.Tínhamos acabado de comprar um Ford/Ka, em Salvador, quando nos descobrimos grávidos de gêmeos. Tirar e colocar os bêbes no carro com o bebê conforto voltado para o banco de trás, não era tarefa fácil. Depois veio o Chevrolet/Prisma (4portas) do amigo Gustavo. Aí, sim. Tudo jóia!
Já em Manaus, o Fiat/Pálio Weekend foi o carro ideal. Com relativo espaço interno e um porta malas super espaçoso, não tínhamos do que nos queixar. Mas infelizmente só andávamos nós quatro. O espaço que sobrava entre as cadeirinhas robustas era mínimo, mal cabia a bolsa dos meninos.
Então eu engravidei novamente e começaram as preocupações sobre como usar três cadeirinhas no banco traseiro do carro. Falo sobre o assunto aqui e aqui.
Alguém sugeriu que eu mudasse o modelo das cadeiras e foi isso que fizemos. Da Burigotto/ Neo Matrix passamos pra Chicco/ Max 3-S. A dó, é que esse modelo não inclina e quando os meninos dormem a cabeça pende pra frente. Mas agora cabe um bebê conforto entre as cadeirinhas.



Verdade seja dita, ou lembrada, a maioria dos carros nacionais não dispõe de cinto de três pontos em todos os lugares do banco traseiro. Sendo assim, Fernandinha passou grande parte dos oito meses presa apenas ao cinto do bebe conforto. E o bebe conforto entalado entre as cadeirinhas. No geral, era tudo apertadíssimo ficando muito difícil até afivelar os meninos nas cadeiras. Eu li na internet de uma pessoa que mandou tirar os puxadores da porta e então o conjunto ficou melhor acomodado.


A saga da cadeirinha.
Parte II: a escolha de um carro.

Assim que surgiu a possibilidade, partimos pra escolha de um novo carro. E eu, particularmente, pesquisei esta internet toda atrás de fóruns brasileiros em que as mulheres opinassem. Que difícil! A maioria dos comentários é antiga. Falava-se muito no Fiat/ Doblô e no Chevrolet/Zafira. Mas hoje o leque de opções é bem mais amplo.

Pesquisa daqui, olha acolá. Calcula, faz test drive. As dicas que eu dou são:


- O carro é pra família toda, participe da escolha. Dê sua opinião! O meu marido é superlegal nisso também.

- Não se deixe enganar pela beleza do design. Pode ser lindo por fora e pobrinho por dentro.

- Atente para o estofamento. Farelo e catarro não combinam com veludo/nobuck ou coisa similar. O ideal é que fosse de couro, bem mais fácil de limpar.

- Coisa de mulher/mãe. Confira a quantidade de porta trecos. Existem carros econômicos nesse aspecto e outros bem interessantes.

- Sinto de três pontos em todos os lugares no banco traseiro.

- Leve as cadeirinhas/bebê conforto e peça pra testá-las no carro.

- Lembre! Espaço interno, espaço interno, espaço interno.

- Mala, mala, mala... Es-pa-ço-sa!!! Tem que caber os carrinhos e o supermercado, pelo menos.


Vá por mim. Seu marido vai olhar preço, autonomia, custo de manutenção, design, conforto, motorização, kit multimídia (dvd, entradas, gps). Tenha em mente o que vc quer, também!

Claro que o carro perfeito não existe ou não cabe no orçamento familiar da maioria dos mortais. É aí que entra o tal custo x benefício e tudo se acerta. Não tenham pressa! De tudo, eu diria: espaço, interno (cinto de três pontos), mala e preço. O resto vcs mandam instalar depois, ou se acostumam sem...hehehe.

Esqueci de alguma coisa? Alguém tem algo a acrescentar?

Beijos e beijos.

Vamos que vamos.

Mais sobre o assunto: Cadeirinhas de auto e Sistema Isofix.
                                   O carro que nos coube














Comentários

Melka Rocha disse…
Mas e ai? Que carro vc achou que desse as tres cadeirinhas/ tenha cinto de 3 pontos nos 3 assentos? Tenho uma palio weekend tb mas nao ta legal para os meus filhos.
Elene. Estou na mesma situação. Vocês compraram outro carro com cinto de 3 pontas traseiros ou conseguiram adaptar algo?
Olá Renato Pezzino!!
Então. Depois de muito testar o espaço interno dos carros com as três cadeirinhas, terminamos comprando um carro de sete lugares (nissan/ grand livina). Perdemos na mala, mas ganhamos um assento até pra dar carona. Tô satisfeita com a escolha.

Espero ter ajudado.
Um abraço.
Elene Lima
Unknown disse…
Olá Elene,
Meu nome é Eudecir e também estou em situação similar, uma filha de 2 anos e 4 meses e gêmeos(casal) de 6 meses. Temos uma SPACE sabe indicar cadeirinhas que possam ser utilizadas neste carro?
Obs. Mais velha tem uma cadeirinha borigoto matrix e os gêmeos em bb conforto, porém vai chegar um ponto que teremos que colocar três cadeirinhas rsrsrs, lembro que o menino dos gêmeos já está com quase 8 kg, isso ajudará no tipo de cadeirinha.

Aguardo!
Eudecir
Olá, Eudecir! Obrigada pela visita.

Minha ideia é que você pesquise por modelos de cadeirinhas mais estreitas. Sempre testando-as no carro. O modelo Chicco/New Zenith, segundo o fabricante, é a única que pode ser instalada no banco do meio, com cinto abdominal. Mas infelizmente esse modelo só vai até 18kg. Experimente o modelo Chicco/key 1 para os gêmeos? Tudo é uma questão de fazer caber e ser confortável.
Tentando lhe ajudar, achei o post da Raquel, do " Meus anjinhos". No "cabe sim 3 cadeirinhas no carro!", ela responde um comentário, e cita justamente uma Space. Dê um pulinho lá.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Anônimo disse…
Olá Elene,
Estou no mesmo dilema da mães acima, mas creio que num situação mais simples, pois estou a procura de um carro para uma cadeirinha e um bebê conforto para o futuro próximo (e espaço para a mãe entre ele!!). Nesse sentido uma boa opção é observar a largura, e como vc disse, também a questão do cinto de três pontos, além do apoio para o passageiro do meio, além do cambio automático e isofix. Esse ultimo quesito deixou a procura um pouco mais complicada, mas menos difícil que em outros tempos. Os sedãs médios são boas opções (Corola, Civic, Fluence, etc.). O HB20S seria uma boa opção mais em conta, mas não tem nem como opcional o apoio de cabeça para o passageiro do meio nem cinto de três pontos. outra boa opção é o City. Abraço. Júlio
Unknown disse…
Xsara Picasso (carrocerial minivan) possui cinto de 3 pontos em todos os bancos, cabem 3 cadeirinhas uma do lado da outra sem aperto pois o carro é mais largo, os bancos traseiros são individuais e reclináveis, possui ar condicionado traseiro, o porta malas é gigantesco o assoalho é plano.
Segue link http://www.webmotors.com.br/c/15123375?preview=n

Postagens mais visitadas