Falando em drenagem linfática na gravidez...

Quero só contar meu testemunho... (Aquela crente!...rsrsrsrs)
Então que, antes de engravidar do João eu andei fazendo drenagem linfática com alguém que eu tinha visto num programa de TV aqui de Manaus. A massagem era boa, vigorosa, dessas que a gente acha que porque dói, tah certa... Santa ignorância!
O objetivo era estético e eu realmente percebia diferença no aspecto das áreas mais comprometidas de celulite. Pelo menos eu achava que via.
Aí, quando engravidei, comecei a fazer a massagem sob os cuidados de uma massoterapeuta especializada no assunto. Primeiro que ela nem quis começar o tratamento enquanto eu não levasse a autorização da minha médica obstetra. Depois eu achei o toque dela tão leve, tão suave que eu pensei que estava sendo enganada. Cheguei a perguntar brincando se ela tinha certeza que aqueles movimentos estariam fazendo diferença. 
Fato é que a massoterapeuta faz a massagem sempre no sentido dos gânglios da região, como se estivesse varrendo líquidos para o lugar certo e estimulando-os, coisa que eu nunca vi na massagem anterior. O que eu quero dizer é: informe-se, pague um pouquinho mais caro mas tenha certeza que não estará colocando sua saúde em risco. Drenagem linfática não é pra doer ou deixar hematomas, muito menos na gravidez.

"Uma drenagem linfática mal feita pode induzir o parto, se realizada a partir dos seis meses, ou favorecer um aborto, se feita até os três. Quando realizada por profissionais competentes, não oferece riscos à gestante." (Aline Ridolfi e Vanya Fernandes para a Revista Crescer)

Beijos e beijos.
Elene Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas