Uma não, digo, três vagas na escola, por favor! (Sobre a matrícula dos meninos aqui no Porto).

E por falar em escola no post anterior, decidi contar nossa experiência no questão "escola para as crianças".
Não sei se as coisas acontecem de igual modo para todo mundo, em todas as freguesias do Porto, ou mesmo em outras cidades portuguesas, mas conosco foi assim e eu vou compartilhar.

Quando decidimos pelo nosso apartamento, o próximo passo foi ver onde estavam as escolas da vizinhança. Já tínhamos em mente que as crianças estudariam na escola pública da freguesia. A dúvida era se conseguiríamos vaga uma vez que o ano escolar já estava nos seus finalmente. (Lembrando que o ano escolar começara em Setembro de 2015 e nós só chegamos em Março de 2016.) Um belo dia, paramos o carro em frente a uma escola e eu entrei para me informar.

Conforme orientação procurei o Agrupamento das escola de Pedrouços e eles de pronto me disseram tudo o que precisava ser feito, quais documentos providenciar. Para solicitar vaga nas escolas da freguesia, apresentamos a declaração de residência na freguesia (Isso se consegue na Junta de Freguesia). As crianças já estavam cadastradas na Unidade de Saúde da Família e já tinham o número de utente. O que faltou fomos providenciando aos poucos ( foto, declaração de vínculo do Daniel com a U.Porto e etc.)

Depois de dar entrada no processo de matrícula, esperamos em casa a informação sobre em que escola eles teriam sido matriculados. E, pra nossa alegria os três ficaram juntos numa escola que dá pra ver da janela de casa. Que benção! Mesmo faltando pouquíssimo tempo para o término do ano escolar os meninos conseguiram acompanhar e tiveram êxito pra transitar (seguir) pro próximo ano. Só sei que foi assim.


Beijos e beijos
Elene Lima


(Passar de ano = transitar de ano)




Comentários

Postagens mais visitadas