Exercício pra alma nos dias de hoje.


Leva tempo pra ser quem se é. Eu levei tempo pra ser quem eu sou hoje. Aos dezoito anos eu morei no internato de uma escola, saí de lá aos 21 anos. Dividi quarto com uma turma boa de outras meninas de idades aproximadas e de várias cidades brasileiras. Aprendi tanto! Mas se essa experiência se repetisse hoje, com aquelas mesmas moças, eu tenho absoluta certeza que teríamos que nos re-conhecer em muitos aspectos. As afinidades seriam outras. Talvez minha melhor amiga à época não o fosse agora. Que coisa louca! Tudo porque amadurecemos, crescemos, mudamos. Seguimos num processo de construção desde então.
Leva-se tempo e jeito para compreendermos as coisas. No que tange a jeito, eu quero dizer mais leituras, mais conversas, mais viagens, mais contatos e reflexões. Por isso, eu estou num processo doloroso de dar tempo ao tempo. Isso é novo, viu!
Quando o que parece óbvio pra mim não se expressa no outro, eu estou começando a me esforçar para acreditar que o outro precisa de mais tempo para ler, aprender, vivenciar, criar empatia com determinados assuntos. Não quero jogar tudo na conta do desvio de caráter. Seria cruel demais. E se eu me fecho para essas pessoas, eu posso estar diminuindo a possibilidade de mudança, não pela força, mas pelo amor, pela conversa, pela misericórdia do Senhor...risos.
Eu ja tive tantos arrependimentos nesses 42 anos de vida, e sei que vou ter muitos outros ainda. Já mudei tanto de opinião, que seria leviano de minha parte não dar essa chance às pessoas, principalmente à pessoas tão queridas, tão amadas.
E o exemplo? O exemplo é Cristo de amor incondicional, de misericórdia, de perdão. Quem sou eu na fila do pão pra limpar minha agenda de contatos, ainda mais quando o parâmetro é político. Tem muita coisa em jogo, muita história de vida, sendo desbotada pela ótica política. O viés das relações deve ser do amor  e não político. É um exercício pesado hoje em dia. Mas acho mesmo que traz muitos bons resultados pra alma.

Do que tu estás falando??? Eu tô falando que mesmo que pareça óbvio que não se deve apoiar quem apoia tortura e ditadura. Mesmo que seja evidente que milicianos estão no poder, mesmo que seja gritante a conduta genocida do presidente, pode ser que algumas pessoas precisem de tempo pra descobrir. E eu não sou juíza de ninguém nem de coisa alguma. Radicalismo, instransigência e violência são coisas do lado de lá. Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas